terça-feira, 18 de março de 2008

Paisagens de Belo Horizonte

Apresentação da Campanha

As escolas públicas municipais têm assumido, em seus currículos, as questões urbanas. Assim, os problemas e os desafios das grandes cidades tornam-se objetos de pesquisa e investigação dos alunos e professores da RME.

Com o objetivo central de realizar um trabalho de formação com os professores da Rede Municipal, para o desenvolvimento de trabalhos de percepção urbana com os alunos, teve início, em 2003, a campanha Paisagem de BH: uma descoberta.

Neste processo a formação de alunos e professores acerca das questões que envolvem a proteção e a preservação do patrimônio urbano de Belo Horizonte realiza-se de maneira convergente. A metodologia de trabalho é apresentada aos professores em cinco encontros e, neles, uma série de atividades com os alunos são planejadas, posteriormente realizadas no cotidiano escolar e avaliadas coletivamente pelo grupo participante.

Em 2007, a 4ª Campanha foi organizada por uma ação coordenada pelo Núcleo Cidade e Meio Ambiente/GCPF/SMED e pela Gerência de Patrimônio/SMRU.


INICIAMOS O PROJETO MELHORANDO NOSSO CONCEITO SOBRE O QUEM FAZ A CIDADE EM QUE MORAMOS


PENSAMOS - O QUE EU FAÇO NA MINHA CIDADE









ESCOLHA DE UM LUGAR PRÓXIMO DE NOSSA ESCOLA PARA VISITAR


Por votação escolhemos o Clube dos Sargentos, que fica a quatro quarteirões de distância da escola. As duas turmas por coincidência escolheram o mesmo lugar. Passamos então a fazer os mapas mentais.












VISITA

Como não houve como visitar o local, e como muitas das crianças já o conheciam, resolvemos fazer a visita pela NET, através do google. Vejam a foto de satélite onde podemos ver a escola e o clube. Havendo oportunidade ainda faremos esta visita.




CLUBE DOS SARGENTOS


EMIP


Professoras responsáveis

Valéria Sanches
Vanusa

4 comentários:

Valéria Sanches disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PAISAGENS DE BH disse...

Nossa contribuição para com nossa bela cidade. Comentem. Um grande abraço
Valéria Sanches

Valéria Sanches disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Valéria Sanches disse...

E você? Como usa sua cidade?